av_timer 7 min
Proteção radiológica: tudo o que você precisa saber para trabalhar em segurança na in
Quando se trata de cuidar da proteção radiológica em indústrias, principalmente no Offshore, a empresa […]
av_timer 4 min
Então preparamos esse material para que você entenda as diferenças entre os acidentes e os incidentes de trabalho.
Em nosso artigo você vai encontrar:
De acordo com a lei nº 8213/91 da legislação trabalhista brasileira, um acidente de trabalho é uma ocorrência durante a realização de algum trabalho a serviço de uma empresa (dentro ou fora dela) e que cause algum tipo de lesão corporal ou o desenvolvimento de alguma doença, perda ou redução da capacidade do trabalhador, ou até a morte deste, por conta de algum tipo de perturbação funcional.
Se você trabalha em espaços confinados, como em plataformas de petróleo ou na indústria de transformação em geral, sabe da enorme quantidade de riscos à sua volta.
O acidente de trabalho acontece quando algo não programado interrompe a atividade profissional de forma inesperada, causando algum tipo de perda ao trabalhador, seja ela perda de tempo ou danos materiais.
Já o incidente de trabalho é uma ocorrência não planejada com potencial de causar um acidente, mas que não afetou nenhum dos envolvidos, a empresa ou a rotina de trabalho.
Por exemplo: você está andando em uma plataforma de petróleo, quando é atingido na cabeça por alguma peça pequena que se soltou de algum lugar acima de você. Se estiver usando o EPI (Equipamento de Proteção Individual) de forma correta, você dificilmente será afetado por esse impacto. Então você sacode a cabeça e segue o seu caminho. Isso pode se caracterizar como um incidente de trabalho.
Agora imagine essa mesma situação, mas você não está usando o EPI conforme as instruções do supervisor de segurança. Você é atingido por essa peça na cabeça e se machuca a ponto de não estar apto a prosseguir com o trabalho. Isso pode se caracterizar como um acidente de trabalho.
Existem diversas leis e normas que servem para ampliar a proteção do trabalhador no meio ambiente de trabalho, como a NR-33, por exemplo, que reconhece, avalia, monitora e controla os riscos existentes em espaços confinados. E é ela também que estabelece os requisitos mínimos para identificar o que é um espaço confinado em si.
Porém cabe aos supervisores de segurança do trabalho e aos próprios trabalhadores, como, por exemplo, os técnicos em manutenção industrial, possuírem atitudes conscientes no trabalho. O uso correto de EPIs também é fundamental.
Em plataformas de petróleo temos diversos riscos presentes e existem algumas formas de se prevenir, como o uso adequado do EPI e a proibição de equipamentos eletrônicos, por exemplo. Se quiser saber mais, confira aqui 7 dicas de Segurança que salvam vidas em plataformas de petróleo!
Obrigado pela leitura de mais um de nosso materiais!
A radiação também pode ser responsável por acidentes de trabalho, mesmo não afetando o trabalhador externamente.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) é necessário estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa que você trabalha.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção:
Cadastre-se na nossa newsletter e seja um especialista no assunto.