Dicas de Segurança para Plataformas de Petróleo

O trabalho ativos Offshore é uma experiência que pode ser bem proveitosa. Contudo, existem riscos também. Você sabe, durante os dias que se está embarcado, diversas intercorrências no meio ambiente de trabalho podem acontecer. Nesse post, vamos dar dicas de segurança para plataformas de petróleo que podem ser fundamentais para você!

Você já ouviu falar de ativos Offshore?

Ativos Offshore são as plataformas petrolíferas em alto mar. É nelas que ocorre a extração de petróleo no oceano. Geralmente estão localizadas em áreas marítimas com grande profundidade e com reservas abundantes de petróleo.

Confira, a seguir, algumas dicas para garantir sua segurança!

E para saber de mais dicas, você pode baixar o nosso eBook gratuito clicando na imagem abaixo!
O trabalho ativos Offshore é uma experiência que pode ser bem proveitosa. Contudo, existem riscos também. Você sabe, durante os dias que se está embarcado, diversas intercorrências no meio ambiente de trabalho podem acontecer. Nesse post, vamos dar dicas de segurança para plataformas de petróleo que podem ser fundamentais para você!

Evitando Incêndios

Existem vários riscos atrelados à atividade offshore. O mais evidente, e o que causa maior receio nos trabalhadores é o risco de incêndios. Afinal de contas, o trabalho nesses lugares envolve materiais altamente inflamáveis.
O agravante é que os incêndios ou explosões que vamos tratar não acontecem em terra firme, mas sim em alto mar. A tripulação deve estar preparada para combater incêndios sem o auxílio externo de órgãos especializados de apoio. A melhor forma de apagar um incêndio é adotando medidas preventivas no ativo Offshore.

Uso Adequado de EPI

Sabemos que a utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é um dever de todo profissional. Você deve usar, diariamente, os seus próprios equipamentos e incentivar o uso pelos seus colegas.
Sempre que você passar pela área industrial, transite pela rota de fuga utilizando o EPI completo.

 

Não negligencie a Radioproteção!

Os perigos radiológicos costumam ser negligenciados na indústria offshore. Práticas rígidas de segurança do trabalho devem ser adotadas em todas as áreas onde houver presença de NORM/TENORM.
O objetivo é assegurar que nenhum IOE receba dose de radiação ionizante excessiva ao limite admissível para qualquer pessoa do público em geral.
Além da presença de NORM e TENORM, o uso de instrumentos radiométricos estrangeiros e/ou terceirizados requerem atenção no cotidiano das
plataformas.
Portanto, priorizar a Radioproteção no cotidiano da indústria de petróleo e gás é uma dica fundamental.

Tenha bom relacionamento a bordo

Convivência é fundamental na vida de todo mundo. Criar bons relacionamentos a bordo pode ser fundamental para preservar sua integridade física e mental.
Para se ter bons relacionamentos nas embarcações, é obrigatório ter bem desenvolvida a sua capacidade de adaptação. Trata-se de um novo ambiente social e profissional. Você mora e trabalha no mesmo lugar.
Além disso, também divide sua “casa” com seus colegas de trabalho. Morar a bordo de uma plataforma offshore tem seus pontos positivos, mas como tudo na vida da gente, também tem seu lado negativo. Por isso a importância de se cultivar boas relações de convívio e trabalho!
É importante ter consciência que serão longas horas de rotina e os mesmos problemas que você enfrenta em terra firme encontrará no
Offshore.

Para minimizar os problemas sociais nas plataformas cultive bons hábitos de convivência.

Equipamentos eletrônicos são proibidos

Equipamentos elétricos e eletroeletrônicos, assim como outros instrumentos não certificados para uso em atmosfera explosiva, jamais devem ser utilizados em área industrial!

Ou seja, nada de lanternas, computadores, celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras na plataforma!

A utilização de qualquer um desses materiais só será permitida com autorização específica. Telefones internos e rádios serão os equipamentos utilizados para comunicação.
Esta é uma dica básica. Algumas plataformas chegam a confiscar ou lacrar os aparelhos celulares dos tripulantes.

Atividades do Serviço de Proteção Radiológica

O Serviço de Proteção Radiológica é o responsável por efetuar o Controle dos IOE, o Controle das Áreas, o Controle das Fontes de Radiação, o Controle dos Equipamentos e manter atualizados os Registros.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre como tornar maior a segurança em plataformas de petróleo Offshore.

É importante destacar, entre esses pontos, a negligência com a Radioproteção nos ativos Offshore, que pode gerar riscos envolvendo a radiação ionizante.
Esse tipo de radiação acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos a ela.
Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) é necessário estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa que você trabalha.
Não esqueça de baixar o nosso eBook gratuito e garantir mais dicas de segurança!
Cadastre-se na nossa newsletter e seja um especialista no assunto.

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país