Como deve ser formada uma equipe de limpeza de tanques Offshore?

A limpeza de tanques Offshore é essencial para que não haja perdas em seus processos, além de evitar que a sua equipe esteja em risco, caso haja algum material radioativo NORM/TENORM presente.

Mas, como deve ser formada uma equipe de limpeza de tanques Offshore? 

Continue lendo e descubra!

Qual a importância de se realizar a limpeza de tanques no Offshore?

Durante a vida útil da plataforma Offshore, é normal que resíduos acabem sendo acumulados no ambiente. Podem ser materiais radioativos ou apenas rejeitos comuns gerados em processos, como os que ocorrem nos tanques de armazenamento de óleo.

Quando há um grande acúmulo de borra nos tanques de armazenamento, a capacidade dele de armazenar o material produzido é afetada, uma vez que o tanque não está sendo usado de forma total.

Entretanto, o serviço de limpeza precisa ser ágil, uma vez que, a cada dia que a responsável pelas plataformas fica com um ou mais de seus ativos inoperantes e improdutivos, ela está perdendo muito dinheiro.

Se você está por fora do que se trata essa norma, aqui você descobre tudo sobre a NR-37 e sua importância na Radioproteção daqui para frente!

E se for encontrado material radioativo NORM/TENORM?

Caso seja encontrado material radioativo, é preciso que a equipe de limpeza utilize EPIs adequados, sejam dosimetrados e tenham um Supervisor de Radioproteção para liberar o trabalho para iniciar a descontaminação.

Se a empresa contratada não possuir o serviço de descontaminação, a plataforma precisará ficar parada por mais tempo que o esperado, até os responsáveis encontrarem outra empresa para resolver esta situação. Por isso, a melhor solução é contratar uma empresa que já preste os serviços de limpeza e descontaminação juntos.

Como deve ser formada a equipe de limpeza de tanques Offshore?

Formação Padrão

A equipe deve, por padrão, ser formada pelos seguintes membros:

Função                                   Quantidade                                                                                                                           Atribuições







Supervisor de Limpeza Industrial                                                                                                 







01
É responsável pelo andamento do serviço e pela comunicação direta com o cliente a bordo, supervisionando todas as etapas e atividades operacionais inerentes à realização do escopo de trabalho.
Ele busca garantir o cumprimento de prazos, a qualidade do serviço prestado e o respeito às normas de segurança por parte de toda a equipe.
Este profissional também é responsável por procedimentos administrativos inerentes ao serviço, tais como: emissão de relatórios e solicitação para abertura e fechamento de Permissão de Trabalho.

Ajudantes Operacionais

08
Eles atuam diretamente na preparação da área de trabalho, montagem de equipamentos e na limpeza do ativo Offshore do cliente, sempre sob às orientações do supervisor.

Irata Resgatista Nível 1 (N1)

01
Ele lidera a equipe de resgate, bem como supervisiona os procedimentos de emergência em caso de acidente no espaço confinado.

Irata Resgatista Nível 3 (N3)

02
Atuam diretamente na realização de procedimentos de emergência durante as atividades de resgate, sob às orientações do Irata Resgatista N1.


Técnico de Segurança


01
É responsável por garantir que todos os procedimentos de segurança sejam executados durante a realização do trabalho. Ele também gerencia toda a documentação correspondente.

É importante lembrar que os Iratas N1/N3 e o Técnico de Segurança são opcionais. Muitas vezes, por falta de lugar no ativo Offshore, o cliente solicita o embarque somente do Supervisor e dos Ajudantes Operacionais, preenchendo as outras funções com mão-de-obra própria.

A quantidade de colaboradores a bordo pode variar para mais ou para menos, conforme a disponibilidade de vagas na unidade e a necessidade gerada pelo serviço.

A limpeza de tanques Offshore é essencial para que não haja perdas em seus processos, além de evitar que a sua equipe esteja em risco, caso haja algum material radioativo NORM/TENORM presente.

Se precisar fazer a descontaminação, o que muda nessa equipe?

Para a realização da descontaminação, é necessário que:

  • ocorra a inclusão de um Técnico em Radioproteção na equipe, para que o mesmo efetue as devidas medições e oriente a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados durante o serviço;
  • cada colaborador da equipe operacional esteja equipado com dosímetro e possua o treinamento necessário para realizar atividades que envolvam a manipulação de resíduos com NORM.

De qualquer forma, as leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes ocorram, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

É importante saber que a radiação – e em especial a radiação ionizante – causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.

Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado.

Se você é ou a sua equipe possui um IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente é mandatório!

Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.

Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.

Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.

E não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter. Seja um especialista no assunto!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país