Blindagem de Fontes Radioativas – Como Funciona?

Se você trabalha com fontes radioativas ou está considerando trabalhar com elas, é importante saber que precisa ficar atento aos cuidados fundamentais a serem tomados! Um deles é a blindagem de fontes radioativas.

Primeiramente, é importante desmistificar toda a ideia errada de radiação que as pessoas têm, elas trabalhando ou não com fontes radioativas.

O medo vem da falta de conhecimento, então é perfeitamente normal que você tenha receio quando escuta algo relacionado à radiação.
De fato, a radiação precisa ser tratada com cautela. Uma exposição à níveis excessivos pode causar danos celulares e até a morte, mas são casos que dificilmente acontecem, já que a legislação brasileira é bem rígida quando se trata de Radioproteção dentro da Segurança do Trabalho.
Entenda de uma vez por todas que se as normas da radioproteção forem seguidas você estará mais exposto à radiação quando voar de avião do que trabalhando ao lado de um instrumento radiométrico!

Dentro da Radioproteção, existem três fatores extremamente importantes se você deseja trabalhar com fontes radioativas:

  • Tempo de exposição à fontes radioativas
  • Distância das fontes radioativas
  • Blindagem de fontes radioativas

Esses três fatores normalmente andam juntos, mas existem aplicações em que você não consegue trabalhar com todos eles.

E o que é a blindagem de fontes radioativas?

As pessoas que trabalham com fontes ou geradores de radiação ionizante devem dispor de procedimentos técnicos bem elaborados de modo que o objetivo da tarefa seja concretizado e sua segurança esteja garantida contra exposições desnecessárias ou acidentais.
Em certas situações, principalmente quando se opera com fontes intensas ou níveis elevados de radiação, além de colimadores, aventais, labirintos e outros artefatos, é necessário introduzir outro fator de segurança: a blindagem de fontes radioativas.
A blindagem de fontes é todo e qualquer material que seja colocado entre uma fonte radioativa e uma pessoa, objeto ou meio ambiente, a fim de atenuar a quantidade de radiação emitida pela fonte.
A escolha do material de blindagem depende do tipo de radiação, atividade da fonte e da taxa de dose que é aceitável fora do material de blindagem.
A blindagem de fontes é todo e qualquer material que seja colocado entre uma fonte radioativa e uma pessoa, objeto ou meio ambiente, a fim de atenuar a quantidade de radiação emitida pela fonte. A escolha do material de blindagem depende do tipo de radiação, atividade da fonte e da taxa de dose que é aceitável fora do material de blindagem.
É importante que todo IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto) que vai trabalhar com fontes radioativas seja treinado, dosimetrado, conheça os riscos, os equipamentos e os tipos de radiação ionizante que existem para que utilize o tempo, a distância e a blindagem das fontes ao seu favor no momento em que for monitorar as doses de radiação.
A radiação  acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos a ela de acordo com a dose e a forma de resposta.
Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) é necessário estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa que você trabalha.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.
Cadastre-se na nossa newsletter e seja um especialista no assunto.

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país