A importância do DDS (Diálogo Diário de Segurança) no Offshore

O DDS (ou Diálogo Diário de Segurança) tem um papel fundamental para todos aqueles que trabalham embarcados! E você sabe qual seria? Continue lendo e descubra.

O que é o DDS ou Diálogo Diário de Segurança?

Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta que tem o objetivo de minimizar possíveis riscos de acidentes no ambiente trabalho. O DDS é uma das medidas mais simples de realizar, já que é feita diariamente entre os funcionários.

Através do diálogo, os responsáveis mantém contato com os funcionários, fazendo com que eles enxerguem os riscos e evitem acidentes no ambiente de trabalho, sempre como ação preventiva.

Resumidamente, o Diálogo Diário de Segurança é uma conversa onde são discutidas instruções sobre prevenção de acidentes no trabalho, como garantir a segurança e outros tópicos envolvendo até a pauta ambiental.

Durante o Diálogo Diário de Segurança, são dadas instruções sobre o ambiente de trabalho, os tipos de atividades que serão realizadas, os EPIs e EPCs que precisam ser utilizados em cada local ou atividade, etc.

O DDS (ou Diálogo Diário de Segurança) tem um papel fundamental para todos aqueles que trabalham embarcados! E você sabe qual seria? Continue lendo e descubra.

Qual o objetivo do Diálogo Diário de Segurança?

O objetivo do Diálogo Diário de Segurança é fazer com que o trabalhador compreenda a importância de se prevenir contra acidentes que possam ocorrer no ambiente de trabalho, e é papel do responsável passar essas informações para todos. Durante o Diálogo Diário de Segurança, o trabalhador também pode dar suas opiniões e sugestões, o que é algo positivo para todos os lados.

Como fazer um Diálogo Diário de Segurança?

O DDS precisa acontecer antes do início do expediente e deve durar em torno 5 a 15 minutos. O primeiro tópico abordado é uma breve explicação para todos os presentes sobre o local em que o Diálogo Diário de Segurança ocorre, o horário que será feito e o porquê de estar sendo feito.

Em seguida, outros tópicos devem ser abordados, como as atividades que serão exercidas no ambiente de trabalho, os fatores de riscos presentes nele, ações a serem tomadas para que os funcionários possam se prevenir, etc. É importante que sejam trazidos exemplos próximos e reais para que os funcionários compreendam o quão essenciais são as ações exercidas por eles.

O Diálogo Diário de Segurança pode ser aplicado por diversas pessoas dentro de uma empresa, seja ela o próprio empregador, um supervisor, profissionais de setores de segurança do trabalho ou até um funcionário que foi designado para a tarefa e possui as qualificações necessárias para realizar o diálogo.

É interessante deixar à disposição do funcionário um calendário com as datas de todas as reuniões do DDS e as pautas a serem abordadas durante o processo, e, sempre que possível, convidar outros profissionais qualificados para falar sobre algum tópico específico.

Qual a importância do Diálogo Diário de Segurança?

O Diálogo Diário de Segurança é uma das mais importantes ferramentas, tanto no Offshore quanto em terra firme, para evitar problemas e acidentes de trabalho.

Essa estratégia de prevenção é utilizada com frequência por profissionais da área de  segurança do trabalho, objetivando ajudar a manter a saúde de todos os trabalhadores presentes.

Qual o papel do Diálogo Diário de Segurança em plataformas Offshore?

A NR-37 diz no subtópico “Capacitações em Segurança e Saúde no Trabalho” que o operador da instalação deve implementar o programa de capacitação em segurança e saúde no trabalho em plataforma compreendendo as seguintes modalidades:

  • Orientações gerais por ocasião de cada embarque (briefing de segurança da plataforma);
  • Treinamento antes do primeiro embarque;
  • Treinamento eventual;
  • Treinamento básico;
  • Treinamento avançado;
  • Reciclagens dos treinamentos;
  • Diálogo Diário de Segurança (DDS)

A operadora da instalação deve realizar antes do início das atividades operacionais, o DDS, considerando:

  • As tarefas que serão desenvolvidas, de forma simultânea ou não;
  • O processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteção;
  • As causas dos alarmes de evacuação a bordo e as respectivas medidas de segurança a serem adotadas;
  • As paradas não programadas ocasionadas por incidentes operacionais.
O DDS (ou Diálogo Diário de Segurança) tem um papel fundamental para todos aqueles que trabalham embarcados! E você sabe qual seria? Continue lendo e descubra.

As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

A gente sabe que ter o Ambiente de Trabalho preparado para possíveis ocorrências garante que acidentes de trabalho sejam evitados ou, caso ocorram, os responsáveis saibam como lidar!

É claro que toda norma não funciona sozinha, por isso, existe um conjunto delas para garantir a sua segurança, e você pode conferir as 5 normas principais aqui!

A Medicina do Trabalho é outra aliada importante para garantir que você esteja em um ambiente seguro. E a Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu local de trabalho!

Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho devem garantir que todas as Normas Regulamentadoras estejam funcionando, para que não ocorram prejuízos, tanto psicológicos quanto materiais, aos trabalhadores.

Para virar especialista no assunto, não deixe de assinar a nossa newsletter!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país

NR-37