Descontaminação de tanques de carga com alta eficiência e tempo reduzido

Os processos de limpeza e descontaminação de tanques de carga são essenciais para que não haja acúmulo de material radioativo NORM/TENORM. 

Entretanto, estes espaços confinados guardam muitos outros riscos, por isso realizar os processos de forma rápida e eficiente é essencial.

Continue lendo o post e saiba como realizar a descontaminação de tanques de carga com alta eficiência e tempo reduzido!

O que é um espaço confinado?

Um espaço confinado é qualquer local que não foi feito para ocupação humana por longos períodos de tempo e que possui entradas e saídas limitadas. Além disso, não possuem ventilação adequada para livrar o ambiente de produtos contaminantes e também pode existir pouca quantidade de oxigênio.

A NR-33 é a responsável por identificar, reconhecer, avaliar, monitorar e controlar os riscos existentes em espaços confinados. E é ela também que estabelece quais são os requisitos mínimos para definir o que é um espaço confinado.

Entre os riscos presentes em espaços confinados, podemos destacar a falta ou excesso de oxigênio, risco de incêndios e explosões, gases tóxicos e venenosos, soterramento, choques elétricos, esmagamentos, entre outros.

Apesar de os tanques de carga no Offshore serem grandes espaços, são considerados espaços confinados, uma vez que a presença humana dentro deles deve ser provisória, como no caso de realizar serviços de limpeza e descontaminação.

Como realizar a descontaminação de tanques de carga com alta eficiência e tempo reduzido?

Normalmente, um processo de limpeza e descontaminação manual de grande porte leva de 30 a 40 dias para ser realizada. 

Desta forma, cada dia de plataforma parada causa milhares de dólares de prejuízos, então muitas empresas têm priorizado a limpeza e descontaminação química que, além de ser segura para os trabalhadores, leva bem menos tempo, em torno de 7 dias!

O óleo armazenado em tanques de carga emite, naturalmente, muitos gases tóxicos, venenosos e letais, como o H2S. Para poder adentrar nos tanques de carga e prosseguir com a limpeza, é necessário realizar a ventilação da área antes, e este processo demora de 10 a 15 dias seguidos para que o ambiente fique seguro.

Os processos de limpeza e descontaminação química são feitos utilizando um produto químico à base de água, biodegradável e inócuo ao meio ambiente, que é inserido no tanque de carga ou outro local contaminado. 

Este produto quebra a emulsão (água e óleo), e esta quebra faz com que o óleo se desprenda da parede do tanque, que acaba flutuando na superfície do conteúdo presente. Então, com o auxílio de uma bomba de sucção, o material é retirado sem a necessidade de que alguém entre neste ambiente confinado.

Como escolher a melhor empresa para realizar a descontaminação do seu ativo Offshore?

Existem empresas que fornecem o serviço de limpeza de ativos Offshore, mas não são todas que realizam a descontaminação junto e em um único serviço.

É essencial que você escolha uma empresa que realize não apenas a limpeza, mas também a descontaminação de tanques de carga uma vez que, caso sejam encontrados materiais radioativos, terá que contratar uma outra empresa para resolver o problema, enquanto o ativo Offshore permanece parado.

Não é uma situação ideal perder dias a mais que o esperado para um serviço eficiente – e, consequentemente, milhões de dólares por atrasos – com o ativo Offshore parado, não é mesmo? Achamos que você já saiba a resposta!

É importante saber que a radiação – e em especial a radiação ionizante – causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.

Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho, precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado. E se você é ou a sua equipe possui um IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente é mandatório!

Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.

Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.

Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.

E não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter. Seja um especialista no assunto!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país
  • NR-33