Incêndios em Plataformas de Petróleo Offshore – Como Lidar Com Eles?

Existem diversos riscos para quem trabalha embarcado em ativos Offshore (ou, mais comumente chamados plataformas de petróleo) e um deles é o mais evidente, e o que causa mais receios nos trabalhadores: incêndios. Afinal de contas, o trabalho nesses lugares envolve materiais altamente inflamáveis. E nesse post vamos dar dicas para lidar com os incêndios em plataformas de petróleo Offshore.
O agravante é que os incêndios ou explosões que vamos tratar não acontecem em terra firme, mas sim em alto mar.
A tripulação deve estar preparada para combater incêndios sem o auxílio externo de órgãos especializados de apoio. A melhor forma de apagar um incêndio é adotando medidas preventivas no ativo Offshore.

Existem algumas dicas de ouro para evitar que ocorram incêndios em plataformas de petróleo Offshore:

  • Evitar o acúmulo de óleos, graxas e combustíveis em porões, assim como sobre instrumentos elétricos e equipamentos que trabalham com alta temperatura;
  • Evitar guardar panos e trapos em cantos e próximos de equipamentos elétricos;
  • Não operar equipamentos elétricos em que estejam sobrecarregados;
  • Evitar o uso de produtos químicos e inflamáveis próximos a equipamentos elétricos em funcionamento e em locais que operam com alta temperatura;
  • Não guardar óleos usados para fritura no forno da cozinha;
  • Nunca soldar ou cortar materiais sem a presença de uma pessoa de apoio com extintor de incêndio adequado.

Implementar práticas de prevenção básicas como essas é dever de todo profissional de segurança do trabalho responsável. São procedimentos que devem ser adotados nas atividades diárias de todos a bordo.

Só assim é possível evitar incêndios que podem provocar muitas mortes e a perda total da instalação que você trabalha.

Existem diversos riscos para quem trabalha embarcado em ativos Offshore (ou, mais comumente chamados plataformas de petróleo) é um deles é o mais evidente e o que causa mais receios nos trabalhadores: incêndios. Afinal de contas, o trabalho nesses lugares envolve materiais altamente inflamáveis. E nesse post vamos dar dicas para lidar com os incêndios em plataformas de petróleo Offshore.
Sempre que você vai embarcar em uma plataforma de petróleo, um briefing completo de procedimentos e cuidados é passado para você. Essas medidas existem por uma razão de segurança e devem ser postas em prática.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre Segurança do Trabalho.

Procedimentos de emergência são necessários para atendimento a casos de acidentes ou qualquer outra situação inesperada que atente contra a vida dos tripulantes, passageiros ou da própria embarcação.
Geralmente, um acidente ou emergência pode ser resolvido rapidamente se as medidas adequadas forem executadas nos primeiros instantes.
Quando a atenção da Segurança do Trabalho está direcionada para à Radioproteção de um empresa, um dos vilões pode ser a radiação ionizante, muito comum na indústria Offshore.
Esse tipo de radiação acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos a ela.
Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos estocásticos e determinísticos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) é necessário estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa que você trabalha.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.
Cadastre-se na nossa newsletter e seja um especialista no assunto.

FONTES:

    • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
    • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
    • Mais de 200 clientes atendidos em todo país