Limpeza de tanques mecanizada ou manual: saiba a diferença entre elas!

Se você trabalha embarcado em plataformas Offshore, deve saber que a limpeza industrial de tanques de carga deve ser feita periodicamente.

E essa necessidade recorrente de limpeza se dá tanto para livrar o ambiente de materiais radioativos, quanto permitir que o tanque opere em sua capacidade total.

Desta forma, saiba agora mesmo a diferença entre realizar a limpeza industrial manual ou a limpeza mecanizada ao longo deste post!

O que é a limpeza industrial e qual é o seu papel no Offshore?

A limpeza industrial é um processo essencial para garantir que não haja qualquer interferência na qualidade dos processos e produtos na indústria, além de proporcionar aos trabalhadores um ambiente de trabalho adequado e sem riscos.

Este tipo de limpeza exige a utilização de máquinas próprias em alguns processos, como bombas de sucção usados em limpezas de tanques de carga, além do trabalho manual do profissional que irá realizá-la. É necessário mão de obra especializada e devidamente preparada para lidar com os materiais de forma eficiente.

No Offshore, a limpeza industrial pode ser aplicada em diversos setores, como em tanques de armazenamento de óleo e água. Além do mais, durante o processo de limpeza, é possível encontrar material radioativo NORM/TENORM na plataforma. 

Caso isso ocorra, esse material encontrado pode acarretar na necessidade de realizar um processo de descontaminação, de acordo com os riscos que aquele material pode oferecer aos trabalhadores.

Qual a importância de realizar a limpeza de tanques de carga no Offshore?

Durante a vida útil da plataforma Offshore, é normal que resíduos sejam acumulados no ambiente. Podem ser materiais radioativos ou apenas rejeitos comuns, gerados em processos, como os que ocorrem nos tanques de carga de óleo. 

Já em tanques de água, normalmente, ela pode ser encontrada suja ou salobra. Se o tanque estiver armazenando água potável, a limpeza deve ser executada imediatamente.

Quando há um grande acúmulo de borra nos tanques de carga, a sua capacidade de armazenar o material produzido diminui, uma vez que o tanque não está sendo usado em sua capacidade total. 

Por isso, um serviço de limpeza Offshore efetivo deve possuir qualidade e oferecer segurança, além do dever de estar dentro das normas vigentes, sendo uma delas, a NR-37.

A empresa prestadora de serviços deve ainda possuir toda a estrutura necessária para que seja possível atender as demandas vindas das empresas contratantes, seja para realizar uma simples limpeza ou a descontaminação junto. 

O serviço precisa também ser ágil, uma vez que, a cada dia que a responsável pelas plataformas fica com um ou mais de seus ativos inoperantes e improdutivos, ela está perdendo muito dinheiro.

Limpeza mecânica e Limpeza manual: qual a diferença?

A limpeza manual consiste na entrada de trabalhadores nos tanques de carga, utilizando pás e sacos plásticos para coletar e ensacar a borra e as incrustações do local, que serão içadas por um guincho e separadas em seguida.

Já a limpeza mecanizada ocorre quando uma bomba de sucção a vácuo é mergulhada no tanque e suga o conteúdo, como se fosse um aspirador de pó, para dentro de um reservatório, que é esvaziado em seguida, de forma manual ou também mecanizada, caso se trate de uma limpeza de dois ou mais compartimentos em série.

É essencial que a limpeza mecânica seja feita em parceria com a limpeza química, pois se o material sugado não estiver dissolvido antes, poderá entupir a bomba por conta da sua densidade, representando um risco para a operação.

O processo de limpeza química é feito utilizando um produto específico, que possui sua composição a base de água, biodegradável, sendo  inócuo ao meio ambiente. Este produto é inserido no tanque de carga ou outro local contaminado, que atua quebrando a emulsão gerada pela combinação de água com óleo.

Esta quebra molecular faz com que o óleo se desprenda da parede do tanque, que acaba flutuando na superfície do produto, facilitando a sucção pela bomba utilizada na limpeza mecanizada.

A vantagem deste processo é que é seguro para quem irá trabalhar na limpeza de tanques de carga e leva bem menos tempo, em torno de 7 dias. Um processo de limpeza usual de grande porte normalmente leva de 30 a 40 dias. Imagina só quantos milhares de dólares por dia seriam perdidos!

São justamente estes os benefícios que estão fazendo empresas priorizarem a limpeza química manual. Se as leis forem seguidas à risca, você evitará que acidentes ocorram, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

É importante saber que a radiação causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.

Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho, precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado. Também é essencial estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado.

Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.

Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.

Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.

E não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter. Seja um especialista no assunto!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país