av_timer 6 min
Será que é hora de descontaminar sua plataforma/FPSO?
Você, supervisor ou gestor que está embarcado, está preocupado com os níveis de radiação na […]
av_timer 7 min
Todo profissional de Segurança do Trabalho, ao lidar com transporte de cargas, deve ficar atento ao nível de periculosidade delas. A movimentação operacional de produtos perigosos deve ser feita de forma correta para que não ocorram acidentes!
A movimentação operacional de produtos perigosos é um tema pouco abordado, porém tem grande importância, não só nas estradas do país afora, como também na segurança operacional e dos trabalhadores da indústria como um todo!
Hoje, no nosso país, existe uma legislação específica para a Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – MOPP, a 5.232/2016 da ANTT.
Uma carga perigosa é qualquer tipo de carga que apresente risco, mesmo não contendo produtos perigosos. Como exemplos, temos caminhões de boiadeiros ou cargas muito altas.
Todo e qualquer transporte de carga deve ter em sua carroceria a identificação do tipo de agente nocivo, que seja de fácil identificação para os demais motoristas e para que, em qualquer evento, seja possível de identificar, pelos responsáveis pela prestação de socorro, o tipo de material estão que estão lidando e prestar o auxílio adequado.
O condutor tem diversas responsabilidades para cumprir, como, por exemplo, verificar se toda a documentação obrigatória está correta, conhecer toda a ficha de emergências e conferir os painéis de segurança e rótulos de riscos.
Ele também precisa, durante o transporte, verificar constantemente como está o estado dos veículos, cargas e equipamentos e avisar sobre qualquer tipo de irregularidade, obedecer o itinerário planejado.
Existem alguns passos para realizar o descarte de fontes radioativas de forma correta e um deles envolve providenciar transporte adequado desse rejeito.
O material precisa ser acondicionado de forma adequada e, em seguida, você precisa providenciar um transporte adequado, legalizado, licenciado e credenciado pela CNEN do material até o ponto final de destinação, incluindo toda a documentação obrigatória para o transporte.
Inclusive, um dos principais desafios e erros ao realizar o descarte de fontes radioativas é que existe a falta de capacidade de as empresas realizarem o transporte da fonte por conta própria.
Elas precisam ter um plano de transporte, aprovação da CNEN, precisam cumprir uma série de outras legislações relativas a movimentação operacional de produtos perigosos pelas rodovias, já que são rejeitos perigosos.
Cada tipo de produto tem uma sinalização específica na hora de identificação. São as seguintes:
Gases
Líquidos Inflamáveis
Sólidos Inflamáveis
Subclasse 4.1: Combustíveis sólidos, que pegam fogo facilmente. Ex: Enxofre, Magnésio.
Substâncias Oxidantes
Tóxicos e Infectantes
Radioativos, Corrosivos e Substâncias Perigosas Diversas
Existem diversos cursos voltados para a Movimentação de Produtos Perigosos autorizados ao redor do país!
De acordo com o DETRAN de Minas Gerais:
“O curso especializado para transporte de produtos perigosos tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de transporte de produtos perigosos. Com uma metodologia dinâmica e objetiva, o curso oferece aos condutores o acesso a um conteúdo educacional de alta qualidade, o debate de temas, reflexão e informações atuais sobre a legislação, segurança veicular e boas práticas no processo de transporte de produtos perigosos.”
As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.
É importante saber que a radiação – e em especial a radiação ionizante – causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.
Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se você é ou a sua equipe possui um IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente é mandatório!
Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.
E não se esqueça de se cadastrar na nossa newsletter e seja um especialista no assunto!