NR-24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

Sabemos que um meio ambiente de trabalho precisa proporcionar a todos boas condições e segurança na hora em que as tarefas precisam ser realizadas. Ainda mais se você trabalha embarcado em plataformas de petróleo offshore e ficará em alto mar por uma grande quantidade de tempo. A NR-24 vem para garantir que sejam proporcionadas ao trabalhador condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

O que a NR-24 garante?

Como dito acima, a NR-24 estabelece as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. Garantir um ambiente higiênico e com boas condições fazem com que o trabalhador não contraia doenças e nem sofra com acidentes de trabalho.

Sabemos que um meio ambiente de trabalho precisa proporcionar a todos boas condições e segurança na hora em que as tarefas precisam ser realizadas. Ainda mais se você trabalha embarcado em plataformas de petróleo offshore e ficará em alto mar por uma grande quantidade de tempo. A NR-24 vem para garantir que sejam proporcionadas ao trabalhador condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

Worker Construction Safety Construction Workers

Quais áreas a NR-24 aborda?

  • Instalações sanitárias
  • Vestiários
  • Refeitórios
  • Cozinhas
  • Alojamento

Instalações Sanitárias

Todas as áreas destinadas aos sanitários, desde gabinetes e aparelhos sanitários até banheiros, devem atender às dimensões mínimas estabelecidas pela NR-24.
Em caso de atividades ou operações insalubres, é exigido 1 chuveiro para cada 10 trabalhadores!
De acordo com a norma:
“As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais. O órgão regional competente em Segurança e Medicina do Trabalho poderá, à vista de perícia local, exigir alterações de metragem que atendam ao mínimo de conforto exigível. É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade.”

Vestiários

Assim como nas instalações sanitárias, também existem especificações a serem cumpridas para os vestiários.
“Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, observada a separação de sexos.“

Refeitórios

De acordo com a NR 24, todos os estabelecimentos com mais de 300 colaboradores devem ter refeitório. As condições de conforto deverão seguir alguns requisitos mínimos estabelecidos pelo MTE, como:

    a) local adequado e fora da área de trabalho;
    b) piso que possa ser lavado;
    c) limpo, arejado e bem iluminado;
    d) mesas e assentos para todos;
    e) lavatórios e pias instalados em locais próximos ou no local do refeitório;
    f) água potável aos empregados;
    g) materiais disponíveis para aquecer as refeições.

“Ficam dispensados das exigências desta NR:
a) estabelecimentos comerciais bancários e atividades afins que interromperem suas atividades por 2 (duas) horas, no período destinado às refeições;
b) estabelecimentos industriais localizados em cidades do interior, quando a empresa mantiver vila operária ou residirem, seus operários, nas proximidades, permitindo refeições nas próprias residências.“

Cozinhas

As cozinhas deverão ficar próximas ao refeitório. De acordo com a NR-24, as áreas para cozinha e depósito de alimentos deverão ser de 35% e 20% da área do refeitório. Além de todas as condições de uso, como boa iluminação, tratamento de lixo, lavatório com água corrente, entre outras especificações que você pode conferir na norma.
Além de oferecer um espaço adequado para realizar as refeições, o empregador deve educar os trabalhadores sobre a importância de hábitos saudáveis e refeições adequadas diariamente!

Alojamento

O alojamento é o local destinado ao descanso dos trabalhadores. Como, no offshore, você fica dias embarcado, precisa de um local confortável para descansar, certo?

É claro que toda norma não funciona sozinha, por isso existe um conjunto delas para garantir a sua segurança e você pode conferir mais 5 normas aqui!

A Medicina do Trabalho é outra aliada importante para garantir que você esteja em um ambiente seguro. A Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu meio ambiente de trabalho!
Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho devem garantir que todas as Normas Regulamentadoras estejam funcionando de modo que não ocorram prejuízos, tanto psicológicos quanto materiais, aos trabalhadores.
Para virar especialista no assunto, não deixe de assinar a nossa newsletter!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país
  • NR-24