Operação Ouro Negro – Você Conhece?

Hoje em dia, assuntos relacionados a materiais radioativos TENORM está sendo amplamente debatido. Uma organização que tem papel fundamental no combate a não conformidades no Offshore é a Operação Ouro Negro. Já ouviu falar?

O que é a Operação Ouro Negro?

A Operação Ouro Negro realiza ações de inspeção, fiscalização e auditoria em plataformas Offshore de exploração e produção de petróleo e gás natural que atuam em águas nacionais.
Ela é formada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), a Marinha do Brasil, a CNEN e, mais recentemente, a Anvisa.
A Anvisa já participava das operações de inspeção de plataformas de petróleo e gás natural em pareceria com os órgãos há alguns anos, mas sem um acordo formal com eles.
O trabalho conjunto da Operação Ouro Negro serve para manter e reforçar ações que têm o objetivo de promover cuidados relacionados aos direitos e à saúde do trabalhador, à vigilância sanitária e ao meio ambiente.
Por conta da preocupação com materiais radioativos TENORM, os órgãos reguladores passaram a adicionar, recentemente, a CNEN e os tópicos relacionados à proteção radiológica como pontos a serem inspecionados.
Hoje em dia, assuntos relacionados a materiais radioativos TENORM está sendo amplamente debatido. Uma organização que tem papel fundamental no combate a não conformidades no Offshore é a Operação Ouro Negro. Já ouviu falar?

Qual a importância de realizar Inspeção Regulatória Para Eliminação de Não Conformidades no seu ativo Offshore?

Esse serviço oferecido por empresas especializadas consiste em uma varredura de ponta a ponta da plataforma, do FPSO ou de um navio de armazenagem, por exemplo, avaliando todos os tópicos levantados pela CNEN, pelo MTE e pelo IBAMA, referentes a proteção radiológica.
Então, a empresa contratada emite um laudo com tudo o que está errado e sugestões de correção, que podem ser adotadas pelo cliente ou não.
Podemos pensar nesse serviço como uma pré inspeção feita para que o cliente não caia em uma não conformidade grave, gerando, assim os dois principais malefícios possíveis, que são a multa e a interdição do ativo Offshore.

Uma plataforma de petróleo ou um FPSO parados podem gerar milhares de dólares de prejuízo por dia!

É importante ter essa certeza de que a unidade será vistoriada por um grupo de profissionais de uma empresa competente, qualificada e certificada pelo próprio órgão regulador. Assim, ela pode te apontar erros e sugestões de correções. O gasto será bem menor do que os prejuízos futuros!
Não tem como medir a tranquilidade, a paz e a sensação de segurança que isso traz para você e para todos os trabalhadores ao saberem que não estão expostos à radiação.

As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

É importante saber que a radiação – e em especial a radiação ionizante – causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.
Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se você é ou a sua equipe possui um IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente é mandatório!
Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.
E não se esqueça de se cadastrar na nossa newsletter e seja um especialista no assunto!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país