Registro De Pessoas Para Lidarem Com Fontes Radioativas – Como Funciona?

Não é qualquer um que pode lidar com fontes radioativas, de qualquer tipo, já que a pessoa pode ficar exposta a diversos riscos. Para isso, existem requisitos que devem ser cumpridos mo registro de pessoas para lidarem com fontes radioativas.

E quais são os requisitos do registro de pessoas para lidarem com fontes radioativas?

Os requisitos que devem ser cumpridos para o registro de pessoas que lidam com fontes radioativas estão na norma NN 6.01 da CNEN. São divididos em requisitos gerais e específicos. A norma se aplica às pessoas físicas que se candidatam para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas em instalações radiativas, na indústria e outros.
De acordo com a norma, para os requisitos gerais, “o candidato ao registro de pessoa física, que o habilite para o preparo, uso ou manuseio de fontes radioativas, deve apresentar à CNEN, o seguinte:
a) registro profissional nos conselhos correspondentes, nas áreas biomédica, científica ou tecnológica, conforme aplicável; na inexistência de conselho de classe, diploma reconhecido pelo Ministério da Educação:
b) requerimento, para o registro, na CNEN, conforme modelo similar presente nos anexos das normas.”
Já para os requisitos específicos, a norma diz que ”o candidato ao registro deve comprovar sua qualificação, na área de atuação específica, relacionada na seção 5, da seguinte forma:
a) para o registro de profissionais da área médica para uso, preparo ou manuseio de fontes radioativas seladas (exceto irradiadores auto-blindados de células) e não-seladas (exceto diagnóstico laboratorial “in vitro”), o título de especialista , em radioterapia ou medicina nuclear, respectivamente, concedido por órgão credenciado para tal, na forma da lei e a aprovação em exame de proteção radiológica da CNEN, específico para aplicação médica;
b) para o registro de profissionais para o preparo, uso ou manuseio de Radiofármacos, ou de fontes não-seladas para o diagnóstico laboratorial “in vitro”, a comprovação, perante a CNEN, da conclusão, com aproveitamento, em Curso de Radioproteção para o Preparo, Uso e Manuseio de Fontes Radioativas, com carga horária mínima de quarenta (40) horas, em instituição credenciada junto ao Conselho Federal de Educação (CFE) e aprovação em exame de Proteção Radiológica da CNEN, específico para aplicação médica;
c) para o registro de profissionais que atuam em aplicações na agricultura; ensino e pesquisa, a comprovação, perante a CNEN, de conclusão com aproveitamento em Curso de Radioproteção para o Preparo, Uso e Manuseio de Fontes Radioativas, com carga mínima de quarenta (40) horas, em Instituição credenciada junto ao CFE;
d) para o registro de profissionais da área médica, para uso de irradiadores auto-blindados de células, para aplicações industriais e para serviços, a aprovação em exame específico de proteção radiológica da CNEN.”

Sendo cumpridos todos os requisitos, a pessoa estará apta para lidar com fontes radioativas. A validade do registro é de 5 anos!

O registro pode ser revalidado, desde que a pessoa comprove ter exercido atividades em sua área de atuação durante, pelo menos, a metade do período de validade de seu registro.
Não é qualquer um que pode lidar com fontes radioativas, de qualquer tipo, já que a pessoa pode ficar exposta a diversos riscos. Para isso, existem requisitos que devem ser cumpridos para o registro de pessoas que lidam com fontes radioativas.
Como todas as normas, recomendamos que você leia completamente para saber de todos os detalhes.
As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.
É importante saber que a radiação – e em especial a radiação ionizante – causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.
Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se você é ou a sua equipe possui um IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente é mandatório!
Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.
E não se esqueça de se cadastrar na nossa newsletter e seja um especialista no assunto!

FONTES:

    • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
    • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
    • Mais de 200 clientes atendidos em todo país
    • Norma 6.01 da CNEN