Serviços de Rotina em Radioproteção

A indústria em que você trabalha realiza serviços de rotina em Radioproteção? Caso você tenha respondido “não”, esse post é para você!

O que são os Serviços de Rotina em Radioproteção?

Toda empresa que se licencia para o uso de equipamentos com a presença de fontes radioativas precisa executar uma série de serviços de rotina em Radioproteção. Essas medidas visam garantir a integridade dessas fontes e a segurança de todo o pessoal envolvido nos processos e do meio ambiente.
Os serviços de rotina em Radioproteção vão garantir que os níveis de radiação permaneçam estáveis, assim como previsto no projeto e nas informações do fabricante e que as cápsulas radioativas não estejam extravasando o material, seja por terem se rompido ou perdido a capacidade de manter o material em seu interior.

Quais são os principais Serviços de Rotina em Radioproteção?

Primeiramente, existe o Levantamento Radiométrico, que consiste na medição da curva de isodose ao redor dos medidores nucleares.
 
Toda empresa que se licencia para o uso de equipamentos com a presença de fontes radioativas precisa executar uma série de serviços de rotina em Radioproteção. Essas medidas visam garantir a integridade dessas fontes e a segurança de todo o pessoal envolvido nos processos e do meio ambiente.
O monitor de radiação calibrado e aferido é aproximado em pontos pré determinados da blindagem das fontes e as medidas são anotadas, o que dá uma visão dos níveis de radiação ao redor das fontes.
Por padrão, a medição é feita na superfície da blindagem, a 30 centímetros de distância dela e a um metro de distância, tendo diferentes níveis de radiação ao redor da fonte.
Esse serviço é importante para que a sinalização adequada das áreas seja feita de forma correta. Além disso, com o Levantamento Radiométrico feito, o Supervisor de Radioproteção pode saber quanto tempo um trabalhador pode ficar ao entorno das fontes sem ultrapassar a dose de limite anual ou saber o quanto de dose que ele vai receber em algum trabalho que precise ficar um tempo determinado próximo dessas fontes.
O segundo serviço é a coleta de amostras e análise de Wipe Test. A pessoa responsável, com um amostrador apropriado para o tipo de blindagem e de fonte, faz o esfregaço para obter a coleta de uma amostra do encapsulamento ou do exterior da blindagem. Em seguida, o profissional analisa com equipamentos específicos se os traços de material radioativo que foram absorvidos pelo amostrados estão acima ou abaixo do que se tem como padrão para identificar se a fonte está extravasando material radioativo.
Esse teste precisa ser feito sempre que houver a movimentação da fonte, seja levado ela para um bunker ou a transferido para outra área, ou dentro da periodicidade determinada pelo seu Plano de Radioproteção, podendo ser semestral, anual, bianual…

 

Quais outros Serviços de Rotina em Radioproteção são realizados?

Outros serviços que são mais pontuais são as avaliações documentais que se fazem em tudo o que diz respeito à Radioproteção, como ofícios recebidos da CNEN, renovação de licença, renovação de certificações, entre outros.
A aferição e calibração dos monitores de radiação também é um serviço que precisa ser feito anualmente, sendo que é necessário sempre deixar pelo menos um monitor presente enquanto os outros estão em processo de calibração.
O transporte e descarte de fontes também está na rotina das indústrias, mas com um periodicidade maior.

Quais são os riscos de esses serviços não serem feitos de forma correta?

Alguns dos riscos são:

    • Exposição e contaminação de trabalhadores pelos materiais radioativos;
    • Contaminação do meio ambiente;
    • Problemas legais.
As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

É importante saber que a radiação – e em especial a radiação ionizante – causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.
Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se você é ou a sua equipe possui um IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente é mandatório!
Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.
E não se esqueça de se cadastrar na nossa newsletter e seja um especialista no assunto!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país