Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) no Offshore

Você que trabalha embarcado no Offshore, já ouviu falar desta sigla ou sabe o significado dela? SESMT significa: Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho e, com a publicação da NR-37, ganhou destaque no Offshore.

E o que a NR-37 estabelece?

A NR-37 é a primeira norma focada totalmente no Offshore e estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de convívio em plataformas Offshore que estão em operação em águas nacionais.

Você que trabalha embarcado no Offshore, já ouviu falar desta sigla ou sabe o significado dela? SESMT significa: Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho e, com a publicação da NR-37, ganhou destaque no Offshore.

De acordo com a norma, cabe à operadora do contrato cumprir e fazer cumprir a NR-37 e todas as outras NRs já existentes que contemplem a atividade da plataforma.

A NR-37 e os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

A NR-37 estabelece que a operadora da instalação e as empresas que prestem serviços a bordo da plataforma devem possuir Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho em terra e a bordo de cada plataforma, de acordo com o especificado neste item.

Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho em terra

A operadora da plataforma e as empresas que prestem serviços a bordo da mesma, devem dimensionar os seus respectivos SESMT situados em terra, conforme o estabelecido na NR-04. Os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho em terra, da operadora da instalação e das empresas que prestem serviços a bordo, devem considerar o somatório dos seus próprios trabalhadores presentes nas unidades terrestres, bem como aqueles presentes nas plataformas.

Os dimensionamentos dos SESMT em terra da operadora da instalação e das empresas que prestem serviços a bordo estão vinculados à gradação do risco da atividade principal de cada empresa e ao número total de empregados calculados. Já o SESMT situado em terra, dará assistência tanto aos trabalhadores presentes em terra, como aos embarcados.

Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho a bordo da plataforma

A operadora da instalação deve garantir, ainda, a presença  de técnicos de segurança do trabalho na plataforma, quando o número total de seus trabalhadores a bordo, somados com os trabalhadores das empresas prestadoras de serviços, for maior ou igual a 25.

O dimensionamento dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho complementar, a bordo da operadora da instalação na plataforma, deve assegurar, pelo menos, um técnico de segurança do trabalho para cada grupo de 50 trabalhadores ou fração de trabalhadores que esteja a bordo.

Quando o dimensionamento do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da plataforma exigir 3 ou mais técnicos de segurança do trabalho, a operadora da instalação pode substituir um destes profissionais por um engenheiro de segurança do trabalho.

A empresa prestadora de serviços, em caráter permanente ou intermitente na plataforma, deve garantir, também, a lotação a bordo de técnico de segurança do trabalho, quando o número total de seus trabalhadores for igual ou maior que 50, durante o período de prestação dos seus serviços a bordo. Para cada novo grupo de 50 trabalhadores embarcados, a empresa prestadora de serviços deve adicionar um técnico de segurança.

Os registros dos SESMT da operadora da instalação e da prestadora de serviços a bordo devem ser protocolizados separadamente, definindo os profissionais de segurança do trabalho presentes em cada uma das respectivas plataformas.

Você que trabalha embarcado no Offshore, já ouviu falar desta sigla ou sabe o significado dela? SESMT significa: Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho e, com a publicação da NR-37, ganhou destaque no Offshore.

Os técnicos de segurança, designados para o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho a bordo, devem cumprir jornada de trabalho integralmente embarcados, exclusivamente na função referente à segurança no trabalho e na plataforma onde estão presentes.

A partir de 50 trabalhadores, em atividades no turno da noite, pelo menos um dos profissionais da área de segurança do trabalho da operadora da instalação presentes a bordo da plataforma, deve cumprir sua jornada neste período.

Quando o número de trabalhadores for inferior a 50 no turno da noite, qualquer atividade neste período, que exija a presença de profissional de segurança do trabalho, deve ser planejada com antecedência mínima de 24 horas, exceto em situações de emergência.

Esperamos que você tenha compreendido a importância do SESMT no Offshore!

É claro que, por se tratar de uma norma extensa, é fundamental que você a leia com mais detalhes, caso tenha alguma dúvida!

As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

A gente sabe que ter o Ambiente de Trabalho preparado para possíveis ocorrências, garante que acidentes de trabalho sejam evitados ou, caso ocorram, os responsáveis saibam como lidar!

A Medicina do Trabalho é outra aliada importante para garantir que você esteja em um ambiente seguro. E a Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu local de trabalho.

Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho devem garantir que todas as Normas Regulamentadoras estejam funcionando, para que não ocorram prejuízos, tanto psicológicos quanto materiais, aos trabalhadores.

Para virar especialista no assunto, não deixe de assinar a nossa newsletter!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país
  • NR-37