Treinamento e Reciclagem em Radioproteção – você sabe a importância?

Você se importa com a segurança de todos ao seu redor, certo? Então precisa saber que a equipe de Serviço de Radioproteção e os IOEs que vão trabalhar com fontes radioativas precisam de treinamento e reciclagem em Radioproteção!

O que é um IOE?

IOE é a sigla para Indivíduo Ocupacionalmente Exposto. A prática de um IOE diz respeito à exposição normal ou potencial do indivíduo a toda atividade humana que introduz fontes de exposição, vias de exposição adicionais ou estende a exposição a mais pessoas.
O IOE tem que, por obrigatoriedade, ser dosimetrado e receber um adicional de 30%, que corresponde a taxa de periculosidade, sobre o salário dele.

Qual é o limite de exposição à radiação de um IOE?

As doses particulares de um IOE e de indivíduos do público não devem exceder os limites anuais de doses estabelecidos pela CNEN. Você pode conferir o nosso post sobre os limites de exposição à radiação aqui!

Quais são os 3 principais riscos de exposição à radiação em plataformas Offshore?

A radiação não tem cor, não tem cheiro e se você não tiver contato direto ao material radioativo, é muito difícil perceber a sua presença.
Assim, os 3 principais riscos são:

  • Fontes radioativas em instrumentos de origem estrangeira;
  • Embarque temporário de fontes;
  • Material NORM/TENORM.

Os profissionais muitas vezes ficam expostos à radiação sem saber. Operam ou transportam equipamentos com fonte radioativa sem saber. A CNEN não coloca o segmento offshore como uma de suas prioridades, por isso a normatização e o estabelecimento de procedimentos técnicos de radioproteção ficam bastante prejudicados.
É fundamental ter um Serviço de Radioproteção preparado para receber esse tipo de material na embarcação. A equipe de radioproteção pode orientar além do recebimento dos equipamentos com fontes radioativas, a implementação e treinamento para medidas de segurança específicas para cada procedimento envolvendo tecnologia nuclear.

Quem é responsável pelo treinamento e reciclagem em radioproteção dos IOEs e da equipe?

O programa de treinamento dos IOEs e demais trabalhadores da instalação precisa constar no Plano de Radioproteção e o responsável pelo treinamento e reciclagem é o Supervisor de Radioproteção.

O Supervisor de Radioproteção deve:

  • Implementar e orientar o Serviço de Radioproteção;
  • Assessorar e informar o Titular da Instalação sobre assuntos relativos à radioproteção;
  • Fazer cumprir as normas e recomendações da CNEN, bem como o Plano de Radioproteção;
  • Treinar, reciclar, orientar e avaliar a equipe do Serviço de Radioproteção e demais IOE envolvidos com fontes de radiação;
  • Designar um substituto capacitado e qualificado em seus impedimentos.

Você se importa com a segurança de todos ao seu redor, certo? Então precisa saber que a equipe de Serviço de Radioproteção e os IOEs que vão trabalhar com fontes radioativas precisam de treinamento e reciclagem em Radioproteção!

As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.

É importante saber que a radiação – e em especial a radiação ionizante – causa diversos efeitos biológicos às pessoas expostas a ela, dependendo da dose de exposição.
Se você quer evitar todos os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho precisa de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se você é ou a sua equipe possui um IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente é mandatório!
Quando você trabalha em uma indústria que utiliza fontes radioativas em seus processos, é necessário que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada, de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas para cuidar da sua proteção radiológica se, por algum motivo, for gerada muita dor de cabeça ao implementar um Serviço de Radioproteção por conta própria.
Para você que deseja ser um especialista no assunto, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Radioproteção.
E não se esqueça de se cadastrar na nossa newsletter e seja um especialista no assunto!

FONTES:

  • Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil
  • Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção
  • Mais de 200 clientes atendidos em todo país