Wipe Test – Teste de esfregaço em fontes radioativas

Você sabe o que é Wipe Test, quais suas funções e para que serve na operação de uma indústria? 

Também chamado de teste de fuga ou teste de esfregaço, esse é um procedimento de suma importância para detectar contaminação radioativa no ambiente. 

Se você trabalha em uma empresa com material radioativo, conhecer e colocar o Wipe Test em prática é fundamental para evitar quaisquer problemas. 

O que é Wipe Test? 

O Wipe Test é uma atividade obrigatória quando se trata de instalações que atuam com equipamentos radiométricos em suas operações industriais. 

Segundo a norma CNEN-NE-3.02 – Serviços de Radioproteção, seu principal objetivo é verificar a conformidade de um equipamento radiométrico e conferir se ele está em condições operacionais para utilização ou manuseio.

É recomendado que esse procedimento esteja presente no seu Plano de Radioproteção (PR) desde a instalação, e siga a periodicidade pré-determinada para realizar o teste nos equipamentos. Não realizar esse processo é considerado uma não conformidade grave e gera sanções à instalação radiativa.

Como funciona o Teste de Fuga, Teste de Esfregaço ou Wipe Test?

O Wipe Test também é conhecido como teste de fuga ou teste de esfregaço. Ele é feito através de um “esfregaço” que remove parcialmente o material de natureza radioativa ou não. 

O procedimento é realizado nos principais pontos da blindagem externa de um equipamento radiométrico a fim de identificar um possível extravasamento de material radioativo do encapsulamento da fonte radioativa.

Todas as amostras que forem coletadas são enviadas para uma análise técnica para detectar se há ou não contaminação radioativa. 

Caso a radioatividade seja detectada, apresentando extravasamento do material acima dos limites operacionais e recomendações internacionais, o equipamento deve ser classificado como “rejeito radioativo” e retirado imediatamente das operações.

É indicado realizar o Wipe Test periodicamente nas instalações que possuem os tipos de ensaio a seguir:

  • Medidores Nucleares
  • Técnicas Analíticas com Fontes Radioativas
  • Irradiador de Sangue
  • Irradiador de Gamagrafia Industrial

Qual a função do Wipe Test?

O Wipe Test pode ser realizado com diferentes intuitos. Seja para a prevenção de contaminações ou até mesmo para verificar possíveis vazamentos de material radioativo. Por conta disso, sua realização periódica é tão importante.

Pensando em prevenção, o teste deve ser realizado para prevenir que as instalações apresentem futuros vazamentos. Garantindo o perfeito estado das fontes de radioatividade, impedimos que material radioativo vaze e cause possíveis acidentes ou danos. 

Já quando há um vazamento claro, o Wipe Test é indispensável para detectar onde a fonte radioativa está contaminada e tomar as devidas providências. Lembrando que a realização do Wipe Test é obrigatória pelas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Conclusão

Sua empresa não pode correr riscos de ter um vazamento de material radioativo inesperado, ela precisa estar sempre de acordo com as normas do CNEN. Por isso, o Wipe Test é tão importante para garantir a segurança da sua operação.

A Lince oferece soluções em radioproteção com a máxima eficiência através de tecnologia de ponta e técnicas de segurança que garantem a vida e saúde de seus funcionários, além de cortar custos. Tudo isso com os mais altos níveis de confiabilidade operacional possíveis no mundo. 

Conheça mais em nosso site!

Não deixe de assinar a nossa newsletter para se tornar especialista no assunto!